sábado, 28 de novembro de 2009

plágio do filme do Kurosawa

Eu já tinha curtido o Per un pugno di dollari (por um punhado de dolares) antes de assistir ao lendário filme Yojimbo, e ao assitir este ultimo percebi que o mesmo se parecia muito com o primeiro filme da trilogia do homem sem nome. Fiquei na dúvida se era plágio ou homenagem, mas o artigo destinado ao filme Per un pugno di dollars na Wikipedia me tirou a dúvida novamente. Na seção Influências.
O filme foi inspirado em Yojimbo, comédia satírica de Akira Kurosawa (escrito por Kurosawa e Ryuzo Kikushima). Acredita-se que este, por sua vez, seria baseado no romance Red Harvest, de Dashiell Hammett, apesar de não ter sido creditado.
Kurosawa insistiu em receber compensações, escrevendo a Leone: "é um ótimo filme, mas é o meu filme". Após certo tempo, os produtores de Kurosawa conseguiram obter uma compensação de cem mil dólares, mais 15% da fatura do filme na Ásia. Mais tarde, Kurosawa reconhece o filme como um remake digno de Yojimbo.
Abaixo os herois das duas versões.

Toshirō Mifune é o samurai em Yojimbo (1961)

e Clint Eastwood é o pistoleiro de Per un pugno di dollari (1964)

Dois ótimos filmes, e assistindo da para ver claramente que o filme western é uma cópia mesmo do filme de Kurosawa, mais uma coisa para comentar com os amigos na fila do cinema.

2 comentários:

Manuca disse...

Depois de todas as provas, assistirei :D

Beijos, Delmitcha =P

Adivinha. disse...

Inúmeros motivos para beber eu tive nesses últimos dias: me formei. Cuidarei da saúde de muitos em breve.
Abraços.